No dia 24 de janeiro, participamos - Jefferon e Talita - de uma performance do coletivo Shanenigans - Deon Foster, Janel Schultz, Russel Bauer e Steve Baibak.

A idéia era construir trajes com sacolas plásticas, de modo que pudéssemos nos disfarçar de montes de lixo, e assim visitar bares e casas noturnas em East Lansing, onde tentaríamos agir naturalmente.

A arrumação levou algumas horas.

Primeiro fomos a um bar chamado Green Door. Após uma rápida demonstração de danças trôpegas e projeção de vídeo, pedimos bebidas, interagimos com os nativos, e andamos de um lado pro outro como se nada demais estivesse acontecendo. Espantamos quase todos os fregueses.

Passamos na casa de um descendente de irlandeses chamado James Ryan, onde ajustamos nossos trajes e descansamos um pouco. Ali acontecia uma reunião animada, quase uma festa, onde misturavam-se pessoas de várias gerações; conversei com velhos hippies, uma gente simpática e tranquila, de quem recebi conselhos sobre como evitar a desidratação sem ter de recorrer à alopatia.

Finalmente, fomos a uma danceteria com música ao vivo, chamada Small Planet...

...onde os fregueses reagiram de forma bem diferente à nossa presença.

Dançamos, e eles seguiram nosso exemplo. Vários se aproximaram e perguntaram, "
Porquê vocês estão fazendo isso? Porquê se vestiram assim?"

"
Nos pareceu uma boa idéia, naquela hora", respondíamos, petulantes. Eles duvidavam e riam.

A pista de dança encheu: graças a nós, os fregueses perderam o medo de parecer ridículos, e logo dançavam uns com os outros. Missão cumprida!